CONEXÃO BRASIL ÁFRICA

O CONEXÃO BRASIL ÁFRICA tem como conceito promover a difusão, intercâmbio e integração entre artistas brasileiros e africanos através de uma experiência imersiva na musicalidade e cultura oriundas de África, nosso continente mãe. Do Samba ao Afrobeat, do Hip Hop ao Reggae, dos gêneros Afro-Latinos ao Trap digital, a música e os ritmos negros são indiscutivelmente a base de grande parte da produção musical mundial. O projeto busca ampliar as referências africanas na música brasileira, permitindo a criação e fortalecimento de elos de ligação entre diferentes vertentes sonoras.

A iniciativa acontece em Salvador, principal centro de cultura afro-brasileira do país. Com 80% de sua população afrodescendente, a capital baiana é a cidade mais negra fora de África. Essas características a tornam berço da cultura, da música, da criatividade e de uma negritude que pode ser vivenciada no modo de ser de Salvador. 

Com o objetivo de fortalecer os laços entre as culturas e ampliar as possibilidades de interação e expansão, o CONEXÃO BRASIL ÁFRICA une música, audiovisual, dança, moda, gastronomia e rodadas de negócios em três dias de trocas artísticas. Realizado no Instituto Goethe Bahia durante o verão baiano de 2020, o formato contempla shows, performances, workshops e uma ação voltada para o mercado internacional, com a presença de programadores e diretores de festivais interessados na musicalidade de matriz africana.